Turbo Compressores

Os carros tunados geralmente são equipados com turbo compressores. Esse equipamento provê uma explosão adicional ao motor através da ingestão de um maior teor de oxigênio nos cilindros, vindos dos gases de escape. Baseado na quantidade de ar injetado na câmara de combustão do motor, o nitro tem uma relação de potência e mistura de ar ao combustível diretamente proporcional. Assim, quanto maior a quantidade injetada, maior a potência e torque do motor do carro tunado.

Os turbo compressores são compostos por um par de rotores axiais, presos a um eixo, funcionando como turbina em uma ponta e comi compressor do outro. O primeiro turbo compressor que usava a energia dos gases de escape foi fabricado na década de 1910, na Suíça, por Alfred Buchi engenheiro do Grupo Suizer. Porém seu verdadeiro desenvolvimento ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial.

Com o turbo compressor, a energia dos gases de escape do motor são usados para girar uma turbina, e são direcionados para o escape do veículo. A turbina é conectada através do eixo a um rotor (um compressor centrífugo) que captura o ar, comprime e envia o ar para a entrada do carburador pelas mangueiras de alta pressão. Essa pressão eleva a densidade do ar e mais combustível pode ser adicionado a mistura que vai ser enviada a câmara de combustão do motor, liberando mais energia.

Carros Tunados - Artigos de Mecânica de Carros mais visitados