Placa Automóvel

O Detran é o órgão responsável pelo emplacamento dos veículos em todo país, sendo que em cada estado existe um órgão responsável e com autonomia dentro daquela jurisdição. O Detran tem diversas atribuições, entre elas se destaca a emissão de carteiras de habilitação e o controle e fiscalização das placas de automóveis, assim como toda a documentação referente a frota de veículos do seu estado e dos motoristas, como autos de infrações, recursos, transferências e toda a documentação pertinente. Quanto às carteiras nacionais de habilitação – CNH, o Detran também é responsável pelo treinamento e avaliação dos candidatos a motoristas, além dos exames médicos necessários para obtenção da Habilitação.

É responsabilidade do Detran a emissão e controle das placas de automóveis e cada estado possui uma determinada combinação de letras e números, uma série inicial e outra final. O emplacamento de automóveis no Brasil teve início em 1901, quando era de competência municipal, desde então sofreu diversas modificações, em busca de segurança e também porque os sistemas de numeração de placas de automóveis não ofereciam possibilidades de combinações suficientes. Assim atualmente é utilizado o sistema alfanumérico, de letras e números, porém essas combinações são únicas, a combinação alfanumérica da placa de um automóvel nasce com ele quando do primeiro emplacamento e não é mais reutilizado, nem mesmo quando o carro vira sucata, nasce e morre com o mesmo carro. Não importa se é um carro batido ou um carro novo. Por isso, muitas pessoas fazem consultas das placas dos automóveis que estão interessadas. Ou ainda, podem pesquisar placas de autmóveis roubados, para tentar descobrir pistas.

Esse novo sistema possibilita um maior controle da frota de veículo do país e auxilia especialmente nas questões de segurança, porque até a última modificação do sistema dois veículos de estados diferentes podiam ter a mesma combinação de letras e números de sua placas, hoje, no entanto, se um carro é vendido de um estado para outro ele leva a mesma placa do automóvel, só sendo alterada a tarja com o nome da cidade e o Estado a que pertence. Esse sistema de registro de licenciamento de veículos é bastante avançado e assim o RENAVAN mantém um controle da frota de veículos emplacados no Brasil, pois em outros países existem sistemas bem diferentes de controle das placas de automóveis. Na Suíça, por exemplo, a placa do automóvel acompanha o proprietário do veículo e não o próprio veículo, assim quando o carro é vendido é retirada a placa e o automóvel recebe a placa do novo proprietário, ou seja, a placa não acompanha o automóvel.

Enfim, as placas dos automóveis são padronizadas e obedecem a regras simples que objetivam impedir a falsificação e também facilitar o acompanhamento da frota de veículos em todo o país. Os diversos órgãos do Detran em todo o país têm cadastro dos automóveis interligado, assim quando for comprar um automóvel usado procure um posto do Detran, e antes de fechar o seu negocio verifique a placa do automóvel que pretende comprar, so assim poderá ter certeza de que não é um carro roubado

Carros Tunados - Artigos de Automóveis mais visitados