Fórmula Truck

O surgimento da Fórmula Truck contou com a grande coragem e determinação de um caminhoneiro, Aurélio Batista Félix, hoje falecido, mas a quem sempre se reportam aqueles que falam nessa modalidade de corrida de Super Carros. Foi em Cascavel, Paraná, no Autódromo Internacional, que em 1987, aconteceu à primeira corrida da categoria. Com mais de trinta inscritos, a prova já em sua primeira edição terminou em tragédia com a morte de um dos pilotos. Isso porém ao invés de desanimar caminhoneiros como Aurélio, serviu de incentivo para que ele continuasse lutando para que esse tipo de corridas se tornasse uma realidade.

Formula Truck

Foto Formula Truck

Foi somente em 1994, sete anos após a tragédia que eles voltaram às pistas, agora no Autódromo de Interlagos em São Paulo, tendo como preocupação primeira, a segurança, empresários do setor e caminhoneiros faziam assim mais uma investida a favor da Fórmula Truck, que hoje se transformou em um esporte muito concorrido e prestigiado.Em 1995, aconteceram quatro corridas, em Cascavel e Londrina no Paraná, no Autódromo de Tarumã no Rio Grande do Sul e Goiânia em Goiás, sendo que nesta última se fizeram presentes mais de 120 mil espectadores, ocasião em que foi decidido que para o ano seguinte estava liberada a realização oficial do campeonato desta categoria.

Formula Truck

Acidente Formula Truck

A primeira prova da Fórmula Truck, de Carros de Corrida já com regulamento aprovado pela Confederação Brasileira de Automobilismo, veio a se realizar no Rio Grande do Sul, em Guaporé onde treze caminhões estavam alinhados no grid de largada. Nessa ocasião apesar de duas capotagens durante os treinos nada aconteceu aos pilotos aprovando assim os equipamentos de segurança que foram adotados. Depois desse evento os patrocinadores começaram a aparecer com a Petrobras entrando na competição e em 1997 seria a vez na Vipal passar a fazer parte da Fórmula Truck. No ano seguinte o Nordeste entrou para o circuito e em 2001, Mato Grosso do Sul.

Formula Truck

Foto de Formula Truck

De lá até os dias de hoje a Fórmula Truck vem crescendo e garantindo muita emoção em todas as etapas dos campeonatos, que atualmente são realizadas em diferentes estados. Por onde passa, a Fórmula Truck traz benefícios, realizando em muitos autódromos melhorias como: alargamento de partes de pistas, modificação dos traçados destas, reformas nas áreas de boxes e arquibancadas, tudo feito para melhorar as condições de segurança dos pilotos, Carros Fortes e garantir diversão e muita emoção ao público que comparece prestigiando esse evento que no automobilismo brasileiro já é um dos mais populares. Da Fórmula Truck participam pilotos altamente capacitados e que por isso agem sempre de maneira muito profissional, contribuindo de modo exemplar com o esporte brasileiro. Esse campeonato trás progresso para as cidades onde são realizadas as competições sem contar as inúmeras recuperações de pistas que tem feito, oportunizando com isso a vinda de outros eventos.

Formula Truck

Corrida Formula Truck

Veja mais em: Carro de Rua e Carros Tunados e Turbinados.

Carros Tunados - Artigos de Automobilismo mais visitados