Fórmula Indy

A Fórmula Indy já tem preparado o calendário para as corridas de Carro do próximo ano que deverão começar no dia 5 de abril com a primeira corrida em San Petesburgo e encerrando a temporada de 2009 no dia 11 de outubro em Homestead. Durante o campeonato de Fórmula Indy acontecerá dezoito corridas e embora as discussões e disputas quanto ao formato do circuito, a grande maioria será realizada em pistas ovais apesar do número crescente de corridas que vem acontecendo em circuitos de rua e mistos.

Os organizadores desse campeonato eliminaram para o próximo ano a corrida de Super Carros que se realizava em Nashville por ser considerada muito cara. Essa etapa será realizada em Toronto no Canadá e será um circuito de rua. Após oito anos sediando uma das etapas da Fórmula Indy, Nashville foi deixada de lado por estar se tornando inviável. Além desta, mais duas provas vão ser realizadas fora dos Estados Unidos, uma em Motegi, que fica no Japão e mais outra no Canadá, em Edmonton.

Mais uma vez nenhuma das etapas da Fórmula Indy será realizada no Brasil, apesar de todas as negociações feitas para que uma possível corrida acontecesse no Recife onde se pensava em montar um circuito de rua, infelizmente isso não deu certo e assim esse campeonato continuará acontecendo longe do país. Em 2000, quando a categoria se encontrava ainda dividida entre CART e IRL, a última etapa da corrida foi realizada no Rio, em Jacarepaguá, no circuito oval que existia a alguns anos no local, sendo que apenas a CART veio para correr aqui. A IRL que lutava para que se mantivesse na Fórmula Indy o costume norte- americano que era dos circuitos ovais e tendo como principal corrida as 500 milhas de Indianápolis, vem desde 2005 perdendo terreno nesse sentido.

No ano de 2005, três corridas da Fórmula Indy aconteceu em circuito misto, e este número aumentou para cinco em 2007. CART e IRL continuaram numa grande disputa durante muitos anos até que se deram conta de que os campeonatos já não eram os mesmos e estavam perdendo prestígio, então diante desta constatação resolveram se unir novamente e este ano marcou o retorno da antiga Formula Indy. A luta de alguns pelos circuitos mistos não conta com a simpatia da grande maioria dos pilotos que acham muito complicado fazer curvas para ambos os lados. Atualmente temos sete pilotos brasileiros participando destas corridas e neste domingo, 24 de agosto de 2008, Hélio Castroneves venceu a décima quinta etapa da Fórmula Indy, em Sonoma nos Estados Unidos. Com isso o brasileiro ficou apenas 43 pontos abaixo do líder do campeonato Scott Dixon. Vitor Meira foi outro brasileiro que se destacou nesta corrida ficando em sétimo lugar. As Corrida de Carros Tunados também são muito freqüentadas.

Saiba mais em: Carros Personalizados e Carros Turbinados.

Carros Tunados - Artigos de Automobilismo mais visitados