Fórmula 3

A Fórmula 3 é mais uma das tantas modalidades de esporte a motor, sendo a mais popular entre os pilotos jovens que estão se preparando para correr na tão sonhada Fórmula Um. É aí que a gurizada aprende os macetes das corridas. A Fórmula 3 foi instituída em 1950 pela FIA com o nome de Fórmula Junior. A Fórmula 3 sul- americana tem como atrativo principal os carros que dela participam pois que estes são fabricados com o que há de melhor e mais moderno no mundo automobilístico direcionado para competições de grande porte e estilo. Um ótimo projeto para o chassi é por onde começa todo o processo e nisso a Fórmula 3 sabe muito bem o que escolher uma vez que usa chassis da Dallara Automobili, fábrica italiana cujos produtos são mundialmente reconhecidos como os melhores e mais modernos que existem em termos de fabricação para competições, combinando elementos extremamente sofisticados com técnicas sempre muito atualizadas de fabricação.

As combinações desses processos resultam em muita segurança para seus pilotos ao mesmo tempo em que o desempenho é cada vez melhor e constantemente superado por uma nova técnica que acaba de ser adotada e que assim vai elevando os limites de velocidade com os pilotos e equipes batendo a cada dia novas marcas. A Fórmula 3 há muito tempo deixou a categoria de escola e passou a ser uma categoria fundamental nos maiores pólos automobilísticos do mundo. O aprimoramento dos Automóveis, as inovações nos motores, os complexos equipamentos aerodinâmicos vem fazendo com que ano a ano as corridas de Fórmula 3 venham assumindo lugar cada vez de maior destaque entre as competições mundiais de mais alto nível. Os campeões de Fórmula Um que já passaram pela Fórmula 3 não são poucos, tanto em campeonatos em seus países como em outros. Além dos campeões há que se destacar ainda um número incalculável de outros pilotos ótimos que foram destaque ou que ainda o são, na categoria automobilística mais conceituada do mundo.

O Brasil é especialmente beneficiado com a formação de pilotos na América do Sul pela Fórmula 3 pois muitos nomes que fazem parte da história do automobilismo no mundo, passaram por esta categoria e ali foram lapidados. O sucesso começou a aparecer já na temporada inicial dessa categoria, realizada em 1987 quando um brasileiro saiu vencedor, embora a vitória tivesse dupla nacionalidade pois o brasileiro era piloto de uma equipe argentina. Isso acontecia muito no inicio brasileiro saindo vitoriosos pilotando Carro argentinos, o que era considerado ótimo em termos de esporte. Atualmente os brasileiros dominam a Fórmula 3 com carros fabulosos e muita técnica. Muitos pilotos brasileiros que participaram da Fórmula 3, juntos conquistaram um número de títulos internacionais capaz de impressionar muita gente.

Fique por Dentro em: Agencia de Carros e Automóveis Clássicos.

Carros Tunados - Artigos de Automobilismo mais visitados