Fórmula 2

A Fórmula 2 é uma extinta categoria automobilística que existia com a finalidade de dar acesso a Fórmula Um mas que em 1985 por estar sendo considerada muito cara foi trocada pela Fórmula 3000 e que também foi substituída pela GP2 que é uma categoria do automobilismo, cujo criador foi Flavio Briatore que na ocasião chefiava a equipe de Fórmula Um da Renault. O primeiro campeonato desta categoria foi vencido pelo alemão Nico Rosberg. A intenção com as substituições é que a categoria desse acesso a F1 como se esperava, porém ninguém que tenha ganho um campeonato dessa categoria chegou a campeão de Fórmula Um.

A Fórmula 3000 que sucedeu a Fórmula 2 durou vinte anos, de 1984 a 2004 e possuíam motores de 3000cc. Atualmente existe um forte movimento para que a Fórmula 2 seja ressuscitada e já temos Carro sendo testados com esse objetivo. Os carros segundo notícias apresentam problemas de instabilidade mas soluções já estão sendo buscadas para solucionar tais problemas.

A volta da Fórmula 2 já foi anunciada até pela Federação Internacional de Automobilismo para 2009. O desejo da entidade é conseguir com esse novo projeto a tão sonhada categoria que possa efetivamente dar acesso a Fórmula Um, que não seja tão cara quanto às anteriores e que alcancem os objetivos que as outras tentativas não conseguiram. A FIA depois de uma reunião do Conselho Mundial, convocou os interessados a participarem dessa nova experiência. A entidade espera que esta seja uma modalidade bem menos cara e que realmente possa desenvolver e ajudar novos talentos, o orçamento previsto é de R$ 500 mil por cada carro para toda a temporada. O que ainda não se sabe é se a intenção e substituir a GP2 cujo custo é de R$ 3,8 milhões por Automóveis ou criar uma nova modalidade que antecedesse a Fórmula Um. A verdade é que a proposta da nova Fórmula 2 está lançada é só questão de tempo para que ela volte.

Como A FIA vai conseguir recriar a Fórmula 2 com uma estimativa de valores tão baixo ainda é uma incógnita para muitos que acham que com estes valores é impossível se conseguir algo consistente, entretanto existem os que acreditam que esta é uma provocação da FIA a Bernie Ecclestone mostrando a ele que está com disposição de fazer frente ao dono da F1 e ao racha que ele e as equipes propuseram. Na realidade a Federação Internacional de Automobilismo não se dispõe mais a ver este esporte ser comandado por Bernie e se dispõe a formar campeonatos independentes da influencia do grande chefão, sem se importar com as conseqüências. Para os amantes do automobilismo que não se envolvem diretamente no assunto resta esperar para ver o que acontece até 2009.

Veja mais em: Carro de Rua e Carros Modificados.

Carros Tunados - Artigos de Automobilismo mais visitados