F1 Mônaco

Mônaco está localizada no sul da França e faz costa junto ao Mar Mediterrâneo. Tem uma área de aproximadamente dois quilômetros quadrados, sendo considerado o Estado com densidade populacional mais alta do mundo.
O grande prêmio de Mônaco é um dos GPs de Fórmula 1 mais conhecidos e é um circuito de rua de Monte Carlo e tem 3.340 metros de comprimento a pista que acaba por exigir dos pilotos muita precisão, pois nesta pista de corrida há uma grande quantidade de curvas fechadas e uma estreita largura das ruas que formam o percurso da corrida de fórmula 1.

A primeira competição a ser disputada como F1 em Mônaco foi realizada no ano de 1929, mas somente a parti de 1955 que ele começou a ser disputado regularmente como campeonato de fórmula 1. Em 1955, no GP de Fórmula 1 de Mônaco, a equipe Mercedes estava na frente, mas Ascari estava no meio da primeira fileira, no seu carro Lancia D50. Nessa competição, as Ferraris estavam bem atrás do grid de largada. Depois da largada, Farina perdeu uma volta devido à sua troca de pneus após ter sofrido uma colisão durante a corrida. Nessa corrida, houve muitas batidas, falha nos freios, câmbio quebrado, entre muitos outros. Quem venceu a prova foi Maurice Trintignant com o carro da Ferrari. Nesse mesmo, ano, o último campeão italiano Alberto Ascari, faleceu quatro dias depois devido uma colisão durante um teste em Monza.

Até os dias de hoje, o eterno piloto de fórmula 1 Airton Senna, ainda é o piloto com maior número de vitórias em corridas da pista de Mônaco. Ele conquistou uma média de seis vitórias entre 1987 e 1993, com exceção de 1988 em que ele não venceu. Na sua primeira vitória ele pilotava pela equipe Lotus que era uma equipe média naquela época. Os únicos pilotos que se aproximaram ao número de vitórias de Airton Senna foram os pilotos Michael Schumacher que teve cinco vitórias e o inglês Graham Hill que obteve quatro vitórias nas competições de F1 em Mônaco. Airton Senna foi o único piloto brasileiro que se destacou por ser o maior vencedor de Mônaco consecutivamente com cinco vitórias de 1989 a 1993 pilotando pela equipe inglesa McLaren.

Airton Senna veio a falecer após um acidente no autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino no ano de 1994. Senna teve um excelente desempenho em suas corridas, principalmente na fórmula 3 Inglesa em 1983.
Enfim, a F1 Mônaco trouxe muitos campeões e com certeza, continuará a apresentar outras futuras gerações do automobilismo mundial que irão a cada dia mais se esforçar para quem sabe um dia ser igual ou até melhor do que pilotos como Senna e Schumacher.

Carros Tunados - Artigos de Automobilismo mais visitados