F1 Championship

F1 Campionship a mais rica das competições. Competições essas que, além de ser uma paixão mundial é a corrida mais bem organizada e com tudo muito bem controlado, desde a entrada de um autódromo até a entrega de um troféu. Tudo é muito bem calculado e existe sempre uma equipe formada para cada situação, equipe que cuida da limpeza, equipe que cuida da segurança, as equipes de pronto atendimento que são os médicos, enfermeiros e policiais. Essas são as pessoas que cuidam do autódromo e das pessoas que vão até lá assistir as corridas. Também temos as equipes que cuidam daqueles que farão o show, ou seja, a corrida propriamente dita, ou seja, os pilotos.

Para que o piloto entre no carro e vá para o ponto de partida, existe todo um trabalho, primeiro todo o material inclusive o Carro do piloto tem que ser transportado para um local indicado pelos organizadores da Fórmula I e isso é feito por uma equipe especifica. Segundo depois que esse material chega ao local designado pelos seus coordenadores iniciasse um trabalho da segunda equipe que são as pessoas que irão montar o que seria uma espécie de oficina para que ali o carro seja montado. Quem faz o trabalho de montagem da oficina é a equipe da própria escuderia, porque cada equipe tem a sua escuderia, como por exemplo: Ferrari, Renault, e outras.

Essas equipes são compostas basicamente por engenheiro mecânicos, mecânicos, engenheiro elétrico, eletricista, e muitos outros cada um na sua função. Antes de um carro ir a pista de uma F1 Championship ele passa por diversos testes por ser um veiculo de alta tecnologia tudo é feito por computador, desde a ignição do motor até uma simples luz no painel, o estudo é minuciosamente observado. Depois de tudo isso feito e refeito é que entra o ator principal do show, que é o piloto. Ele sempre deve ser considerado como um verdadeiro atleta, pois antes de ele entrar em um Carro de Corrida passa por um rigoroso teste físico, pois eles têm horas de treinamento porque é necessária muita força e resistência para segurar um carro a mais de 300 km por hora. O piloto se não estiver bem preparado fisicamente, com certeza não terá um bom desempenho na hora da corrida.

É importante dizer que a F1 Championship se preocupa bastante com a segurança dos pilotos, desde o seu treinamento físico até seu macacão. Esses macacões são anti-chamas se o piloto se acidentar e o carro vier a pegar fogo essa roupa dá à ele um certo tempo para que possa sair do veiculo, ou dando tempo para a chegada dos bombeiros para que o fogo seja apagado. Outra peça fundamental para a segurança dos pilotos é o safetcar, quando ocorre um acidente esse carro entra imediatamente na pista diminuindo assim a velocidade dos corredores evitando que os mesmos cheguem até o carro acidentado e acabem batendo também. Esse carro somente sai da frente dos outros carros quando o veiculo acidentado já foi retirado da pista, ai então o safetcar sai da pista e a corrida prossegue.

Outro elemento importante quando se fala em segurança são as paradas obrigatórias que se tem paradas essas que são chamadas de pit stop, nessas paradas os pilotos trocam os pneus e reabastecem para retornar a corrida. São essas regras básicas que acontecem em uma corrida de F1 Championship, que são realizadas sempre aos domingos, fazendo a alegria de milhões de brasileiros.

Veja mais sobre formula 1: Fórmula 1 Online e Fórmula One.

Carros Tunados - Artigos de Automobilismo mais visitados