A arte do tuning se aplica tanto a carros como para motos, sendo que o tuning para carros é mais popular entre nós, ou talvez mais disseminado. O tuning para carro refere-se as alterações feitas em um Automóvel para que ele adquira características próprias, personalizadas de acordo com o gosto de seu proprietário. Essas alteracoes nos Carros Modificados podem ser somente estéticas, mecânicas e/ou estéticas e mecânicas, seguindo as tendências do mercado automobilístico e as novidades tecnológicas do setor.

O tuning para carro não tem limites, o limite é a própria criatividade e pode ser aplicado para qualquer tipo de veículo, desde os veículos antigos até os mais modernos e esportivos. No mercado de peças e acessórios para tuning há praticamente todas as peças de um veículo, desde o parafuso que segura as rodas, até as próprias rodas, pára-choques, sinaleiras, portas, manoplas de câmbio, espelhos, bancos, retrovisores, até o motor, tudo pode ser tunado em um carro, e muitas fabricas brasileiras vem se especializando e oferecendo uma variedade maior de peças e Acessórios para carros tunados com melhor qualidade. Com a diversidade das peças e acessórios para o tuning dos carros, os veículos vêm sofrendo modificações mais radicais e muitas vezes essas alterações são tantas que não permitem que se defina qual o veículo que serviu de base para o tuning. Na origem do tuning, o que hoje chamamos de carros tunados eram somente Carros de Corrida alterados com o objetivo de torná-los mais potentes, carros preparados para as corridas clandestinas. Buscando mais velocidade para essas competições os carros passaram a usar pneus mais largos e motores mais fortes, e gradativamente as alterações foram mais profundas, até que com a evolução as próprias fabricas de automóveis passaram a investir nos carros mais potentes e esportivos e assim o tuning para caros vem crescendo ininterruptamente ao longo dos anos.

Em 2001 com o lançamento do filme Velozes e Furiosos o mercado do tuning para carro passou a se transformar radicalmente, e os carros tunados se popularizaram, diferenciando-se dos carros para competições clandestinas daquela época

Apesar do tuning para carro ser um esporte caro, com os proprietários investindo alto em equipamentos e acessórios, o tuning se expandido largamente por todo o país, e esse segmento é alimentado por importantes campanhas publicitárias e investimento das fabricas e montadoras em eventos e encontros de tuning para carros, pois o tuning é responsável por uma importante fatia do setor automobilístico, movimentando milhões de reais anualmente. Assim, com o investimento das fabricas nacionais na produção de peças de tuning para carro os preços dos acessórios tornaram-se mais acessíveis aos padrões de consumo do brasileiro.

Com a profissionalização do tuning no Brasil, o tuning para carro que começou com um simples esporte se disseminou e passou a ser um importante setor do mercado automobilístico, com altos investimentos e onde circulam milhões de reais, além de ser responsável pelo emprego de muitos brasileiros, num mercado que mais cresce na indústria automobilística.

Veja também Carros Importados, Montar Carros Tunados, Seguro de Carros, Tudo Sobre Carros Tunados, Estilos de Tuning e Golf Tunado

Popularity: 5% [?]

Postado por Rafael Coutinho
Na categoria Carros Tuning
Tags:

Comments (1)
  1. Ralibur Said,

    Parabens pelo site.
    Facil navegação.
    Adorei.
    Rio Grande/RS/BR

Inserir Comentário