Automóveis Campinas

Campinas é uma cidade do estado de São Paulo que se destaca no cenário nacional. Com uma população de mais de um milhão de habitantes, sendo conhecida nacional e internacionalmente pelos centros de estudo e desenvolvimento de tecnologia de ponta, com varias universidades e centros de pesquisa. Essa caracteristica da cidade de Campinas faz dela uma excelente alternatica para investimento, sendo a décima primeira do racking das cidades mais ricas do país.

Mas a fabricação de automóveis em campinas também é um setor muito significativo na economia da cidade que fica na região do chamado ABC paulista, maior pólo da indústria automobilística do país, com a instalação de diversas montadoras internacionais. Mas a história do automóvel em Campinas começou mesmo foi com a produção dos nacionais. A primeira fabrica de automóveis instalada em Campinas foi a Romi, responsável pela produção das simpáticas “Romisetas” veículos de três rodas que circularam no Brasil por um curto espaço de tempo. Logo depois, de olho no mercado nacional, começaram a se instalar montadoras internacionais de automóveis em campinas, começava a época das multinacionais.

Hoje são 221 empresas da cadeia produtivas de automóveis instaladas na região metropolitana de Campinas, que empregam mais de 20 mil pessoas diretamente. As empresas da cadeia produtiva de carro em campinas também fazem parte multinacionais que fabricam peças de carro e acessórios de carros para empresas de outras regiões, assim a região de Campinas abriga empresas da Toytota, Honda, Volkswagen, Bosch, Caterpilar, Magneti Marelli, Mercedes Benz, e muitas outras empresas que fortalecem o mercado de automóveis em campinas. Essa cidade também é famosa por suas lojas e bolsas de automóveis.

Com o crescimento do mercado automobilístico no Brasil, a expansão das empresas de automóveis em campinas já era esperada, e há uma expectativa pela implantação de novas empresas e a criação de novas frentes de trabalho para o próximo ano. A Toyota instalou sua fabrica de automóveis em campinas em 1998 e Honda ainda em 1997 se instalou lá, e as duas empresas continuam investindo muito em sua fábrica desde a instalação. A região de Campinas tem muitos atrativos para as empresas da área automobilística, entre eles se destacam a disponibilidade de mão de obra, proximidade e diversidade de fornecedores, sistema viário eficiente e também facilidade no fluxo de exportação e importação.

Esses atributos tornam a operacionalização da produção mais fácil, ágil e traz economia atraindo ainda mais os investidores e outras empresas, formando assim um grande pólo das indústrias automobilísticas do estado de São Paulo e também do Brasil. Com o continuo crescimento do mercado automobilístico, decorrente da estabilidade econômica do país e das linhas de financiamento facilitadas a produção também vem crescendo, e as expectativas são muito otimistas, com relação a investimentos pesados das empresas, porem a maioria delas ainda tem capacidade para aumentar a produção de suas unidades, acompanhando a demanda interna.

Saiba mais em: Feirão de Carros e Guia do Automóvel.

Carros Tunados - Artigos de Automóveis mais visitados